Animes' Heaven


    [Bushido] Ainda existem Samurais?

    Compartilhe
    avatar
    Akemi-chan
    Learner

    Feminino
    Número de Mensagens : 81
    Idade : 24
    Localização : Lhe interessa saber!?
    Anime Favorito : HSOTD
    Personagem Favorito : Tantos -.-'
    Data de inscrição : 16/02/2010

    [Bushido] Ainda existem Samurais?

    Mensagem por Akemi-chan em Sab 13 Mar 2010, 19:34

    Ainda existem samurais no Japão?


    Não. Essa classe de guerreiros especializada em artes marciais e na luta com espadas desapareceu nas últimas décadas do século 19. É justamente essa época que aparece no filme O Último Samurai, em cartaz nos cinemas brasileiros a partir do dia 16 deste mês. Na verdade, o sumiço desses combatentes coincide com o fim do feudalismo e a chegada do capitalismo ao Japão, um processo que começou há apenas 132 anos, com o início da modernização nipônica. Até então, o país ainda era basicamente agrário e nele pipocavam conflitos de terra. Nessas brigas, os samurais consolidaram-se como a classe de guerreiros que defendia os senhores feudais. Essa situação durou até o século 17, quando a família Tokugawa conseguiu concentrar quase todo o poder no campo. Com isso, as guerras entre os proprietários praticamente acabaram e os samurais foram perdendo sua função militar. Por sua educação refinada e por serem os únicos japoneses autorizados a portar armas, eles ainda desfrutavam de grande prestígio na sociedade.
    Sustentados pelos impostos pagos pelos servos, eles passaram a viver no luxo e no ócio, dedicando-se à arte e à literatura. A vida boa durou até 1872, quando os governantes interessados em transformar o Japão em uma potência capaz de concorrer com o Ocidente tentaram varrer qualquer vestígio do passado feudal. "Em dezembro daquele ano, o imperador Meiji anunciou a criação de um exército de 36 mil homens, composto por jovens japoneses de 20 anos de idade. Na prática, isso acabou com os privilégios dos samurais como classe guerreira do país", afirma a historiadora Célia Sakurai, do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, em São Paulo. Apesar das reformas, o prestígio desses brigões permaneceu em alta por muitas décadas. "Até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a classe dirigente do Japão ainda era predominantemente preenchida pelos descendentes das famílias dos antigos samurais", diz Célia.

    Fonte: Mundo estranho.

    Spoiler:

    O fim da pancadaria oriental

    Decadência dos guerreiros nipônicos coincide com a modernização do país, no século 19
    1854
    Depois de mais de dois séculos de isolamento, o Japão abre dois portos ao comércio internacional. Dirigentes nipônicos passam a defender a modernização do país para enfrentar a força das potências ocidentais
    1868
    O jovem Matsuhito, de 14 anos, é coroado com o nome de imperador Meiji e recupera os poderes imperiais tradicionais. O governante estabelece reformas para modernizar o Japão - entre elas, o fim da casta de guerreiros samurais
    1872
    O imperador Meiji cria uma nova força militar com jovens recrutados entre a população. Guerreiros descontentes lideram rebeliões, mas são rapidamente derrotados. Nos anos seguintes, a profissão de samurai desaparece
    avatar
    Shrem
    Lost Soul
    Lost Soul

    Masculino
    Número de Mensagens : 866
    Idade : 28
    Localização : El Nido
    Anime Favorito : -
    Personagem Favorito : -
    Data de inscrição : 12/08/2008

    Re: [Bushido] Ainda existem Samurais?

    Mensagem por Shrem em Seg 15 Mar 2010, 14:23

    Eu assisti o filme ''O Último Samurai'' e acho até que foi um bom filme, levando em conta que é uma produção americana sobre uma cultura estrangeira. Acho que deu pras pessoas ter alguma noção do que era a vida de um samurai, e do que ele representava na cultura japonêsa.
    Deixando o filme de lado e passando para o assunto principal do tópico, acredito que os samurais fazem parte da cultura oriental e, assim como vários personagens de várias outras culturas, eles têm sua importância histórica incontestável e, mesmo não existindo mais, o legado deixado por eles ainda sobrevive através da contribuição notável na construção da cultura e dos costumes de um povo.
    avatar
    M.Aurélio-kun
    Advanced
    Advanced

    Masculino
    Número de Mensagens : 466
    Idade : 26
    Localização : Amekagure
    Anime Favorito : REBORN, Bleach, Naruto, Code Geass, Durarara, Fairy Tail, Tale of the Abyss, Death Note
    Personagem Favorito : Tsuna,Nagato, Raito, Byakuya, Lelouch, Masahiro, Natsu e Happy
    Data de inscrição : 19/11/2009

    Re: [Bushido] Ainda existem Samurais?

    Mensagem por M.Aurélio-kun em Seg 15 Mar 2010, 18:16

    Como o prórpio texto enfatiza os samurais tiveram sua decadencia no momento em que o país necessitou e buscou a modernização, era fatídico. O mundo ao redor do japão já conhecia as armas de fogo e quase meio século depois o país já se envolveria em uma guerra que afetaria o mundo. Naquele momento os samurais acabaram se tornando obsoletos.

    Mas não deixa de ter aquele "charme", que é algo que eu presto atenção, talvez pelo ego que eu tenha. Seria um tanto divertido(na teoria) ser samurai.

    O filme "O último Samurai" eu não cheguei a assistir, nunca tive tanta vontade. Por que pelo fato de ser uma produção norte-americana, poderia ficar "cagado" como a maioria das coisas que eles tentam adaptar ou repesentar um clássico exemplo disso são os "Resident Evil"(filme).

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Bushido] Ainda existem Samurais?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 23 Jun 2017, 01:13