Animes' Heaven


    [Cultura] Artes Marciais

    Compartilhe
    avatar
    Sephiroth
    Administrador Sephiroth
    Administrador Sephiroth

    Masculino
    Número de Mensagens : 505
    Idade : 33
    Localização : Santa Catarina
    Anime Favorito : Bleach,CDZ,DBZ,Ergo Proxy,etc...
    Personagem Favorito : Byakuya Kuchiky,Grimmjow Jeagerjaques, entre outros
    Data de inscrição : 19/12/2010

    [Cultura] Artes Marciais

    Mensagem por Sephiroth em Ter 15 Fev 2011, 00:00

    Conheça a filosofia, o significado, a história e as diferenças entre as principais artes marciais japonesas que podem ser praticadas no Brasil

    Kendô
    O que é
    O kendô é uma arte marcial desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. Tem duas variantes: o kendo com shinai (espada de bambu) e o katana (espada real, com lâmina).

    O que significa
    Claramente baseado no kenjutsu (“Ken” significa “espada” e “Jutsu”, “técnica”), o kendô dá prosseguimento à tradição do manuseio da espada por meio de diversas técnicas e estilos.

    Filosofia
    Entre todas as artes marciais, o kendô é considerado uma das que mantêm maior identificação com suas raízes e valores originais. A Federação Japonesa de Kendô define como objetivo “oficial” dessa arte “disciplinar o caráter humano pela aplicação de seus princípios”. Entre os propósitos que justificariam a prática do kendô, estão o cuidado absoluto com a mente e o corpo e cultivo de um espírito vigoroso.

    Como chegou ao Brasil
    O kendô foi trazido ao Brasil pela comunidade japonesa logo no início da imigração. Desde o primeiro torneio mundial, em 1970, quando ganhou o terceiro lugar por equipes, o Brasil tem se mantido entre os países com melhor retrospecto no esporte.


    Ninjutsu
    O que é
    A técnica da arte dos ninjas consiste basicamente em esquivar-se dos golpes e devolvê-los na forma de contragolpes. Era a arte marcial dos “espiões” no período medieval japonês há mais de 2 mil anos. Também era usado por camponeses rebeldes para proteger suas famílias dos senhores feudais.

    O que significa
    O termo ninjutsu surge da união dos ideogramas nin (de ninja), que significa espião ou espionagem, e jutsu, que quer dizer estratégia ou técnica.

    Filosofia
    No ninjutsu não se observa formas, técnicas ou nomes. Sua prática é apenas uma ação despida de intenção, a materialização do estado no qual o espírito e o corpo formam sua unidade original, em que a verdadeira flexibilidade corporal e espiritual voltam á sua origem.

    História no Brasil
    O ninjutsu só começou a ganhar destaque na década de 1980. Com cerca de mil adeptos, a maioria não é descendente de japoneses.


    Aikidô
    O que é
    O aikidô foi criado no Japão na década de 1920 pelo mestre Morihei Ueshiba, a partir de sua experiência com dezenas de artes marciais – entre elas, kenjutsu e jojutsu (bastão curto). No aikidô o objetivo é deixar fluir a energia e saber usá-la, tanto no próprio corpo como no do oponente. Por isso, é uma arte de defesa.

    O que significa
    O termo “aikidô” é formado por três ideogramas. Ai significa harmonia, amor. Ki é energia vital. E dô, caminho. Em tradução livre, é o “caminho da harmonia da energia”.

    Filosofia
    Talvez seja a arte que mais enfatiza o desenvolvimento do uso da energia. O aikidô busca a harmonia dos seres com uma força universal denominada “Ki”, que significa “respiração” ou “sopro vital”.

    História no Brasil
    O auge do período de afirmação do aikidô no Brasil foi a década de 1960, quando esta arte marcial foi propagada a partir do trabalho de “mestres” como, por exemplo, Reishin Kawai. Com o passar dos anos diversos de seus discípulos difundiram a prática por todo o Brasil.


    Caratê
    O que é
    O caratê teve origem em Okinawa e foi introduzido nas principais ilhas do arquipélago por volta de 1922. Enfatiza as técnicas “atemi waza” (defesas, socos e chutes).

    Seu treinamento é dividido em três partes: Kihon, Kata e Kumite. Kihon (os fundamentos) é o estudo dos movimentos básicos; Kata (forma, padrão) é uma “luta” contra um inimigo imaginário; e Kumite (encontro de mãos) é a luta propriamente dita.

    O que significa
    O termo “caratê” significa “caminho da mão vazia”. Originalmente, no entanto, a palavra “caratê” era escrita com os ideogramas de Tang e mão – em alusão à dinastia chinesa Tang.

    Filosofia
    Apresenta algumas características do zen budismo, o que leva essa arte a ser chamada de “zen em movimento”. As aulas costumam começar e terminar com curtos períodos de meditação. Além da força física, o caratê une o equilíbrio do corpo e da mente em busca de um objetivo maior: a confiança inabalável.

    História no Brasil
    Chegou ao país em meados da década de 1950 por meio da colônia japonesa – e não demorou para que o caratê conquistasse novos adeptos. Entre os precursores no Brasil, se destacam Mitusuki Harada, Juichi Sagara, Eisuke Oishi, Seiichi Akamine, Koji Takamatsu, Akio Yokoyama, entre outros


    Judô
    O que é
    O judô foi criado em 1882 por Jigoro Kano e teve uma grande aceitação em todo o planeta em um curto período. Kano é reverenciado até hoje por ter conseguido reunir a essência do jiu-jítsu a outras lutas praticadas no Oriente. Sua técnica utiliza a força e o peso do adversário contra ele próprio.

    O que significa
    “Judô” significa “caminho suave”. Apesar de envolver a força física e o corpo, trata-se de uma atividade também muito preocupada com a mente e o espiritual.

    Filosofia
    Além das técnicas de defesa pessoal, o judô tem como preocupação básica o aprimoramento de qualidades mais favoráveis à vida do homem. Há três princípios básicos: condicionamento físico, o desenvolvimento do espírito de luta e a busca por uma atitude moral autêntica.

    História no Brasil
    O judô chegou ao país em 1922, por meio de Eisei Maeda. O conde Koma, como também era conhecido, fez sua primeira apresentação em Porto Alegre (RS). A chegada de um grupo de japoneses em 1938, liderado por Riuzo Ogawa, foi crucial para o desenvolvimento do judô no Brasil.



    *Fonte:Revista Made in Japan*










    _________________

      Data/hora atual: Ter 24 Out 2017, 01:50